segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SIMULADO - PARATODOS 2

1- (MACK - 04) A Revolução Francesa eliminou privilégios do Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou medidas que violaram esses princípios.
Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas.
a) A ratificação da reforma agrária realizada pela Revolução.
b) O congelamento de preços, por meio da decretação da Lei do Máximo.
c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves operárias.
d) A manutenção do Consulado. e) O Tratado de Tilsit.

2 - (UFMG - 04) Leia este texto:
Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar. (LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA)
Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que
a) os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios.
b) as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório.
c) Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas.
d) o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores.

3 - (UFSJ - MG - 03) “Minha maior glória não é a de ter vencido sessenta batalhas. O que nada apagará, o que viverá eternamente é meu código civil.” (Napoleão Bonaparte - em seu exílio na Ilha de Santa Helena)
O Império Napoleônico (1804/1815) representou:
a) a consolidação do poder dos jacobinos, com o general Napoleão Bonaparte e o Comitê de Salvação Pública, e o estabelecimento da Política do Terror, impondo pelo temor à guilhotina o socialismo utópico;
b) o retorno à tradicional monarquia absolutista francesa, na figura do Duque Napoleão Bonaparte, com a restauração dos privilégios da nobreza de sangue, o ressurgimento do sistema feudal e a afirmação do direito divino dos reis;
c) o surgimento do sistema parlamentarista francês, com o pleno poder da Câmara dos Comuns e do primeiro ministro e o papel meramente decorativo do Imperador Napoleão Bonaparte;
d) a opção da burguesia francesa pela via autoritária, abrindo mão de seu poder político direto em favor da criação de condições institucionais adequadas ao capitalismo sob a ordem autoritária imposta pelo general Napoleão Bonaparte.

4 - (UFRN - 98) Na fase final da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte ascende ao poder e consolida sua posição ao criar o Império (1804).
Sua consolidação no poder deve-se à
a) concordata assinada com o papa que recuperou o direito de nomeação dos bispos e a plena autoridade sobre o clero francês.
b) política de reconciliação, tomando várias medidas para estabelecer a paz na França e garantir a segurança dos habitantes.
c) implantação da política do Terror, com perseguição aos contra-revolucionários e eliminação dos seus opositores.
d) aliança com jacobinos e socialistas utópicos, que reclamavam medidas sociais para atender as ambições populares.



5 - (CEFET - PR) Em termos de perda numérica de homens, a campanha militar de Napoleão que apresentou resultados mais desastrosos foi:
a) a da Itália; b) a do Egito; c) a da Rússia; d) a da Alemanha; e) a da Inglaterra.

6 - (FGV - SP) Na França, a grave crise financeira aliada ao crescente desprestígio do Diretório e à revolta generalizada com a corrupção dos funcionários públicos, foram alguns dos fatores que determinaram em 1799:
a) a conspiração de tendência comunista de Graco Babeuf;
b) o golpe de Estado de Napoleão em 18 Brumário (9 de novembro);
c) a restauração do governo dos Bourbons;
d) o fortalecimento do poder da Convenção Nacional a partir do mês Ventoso (fevereiro/março);
e) o golpe de Estado de Robespierre, em 16 Frutidor (4 de setembro).

7 - (ESPM) Em 21 de novembro de 1806, Napoleão Bonaparte, imperador francês, decretou uma medida que, em seu artigo quinto, estabelecia: “O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias è declarada boa presa.
(. . .)
Comunicação do presente decreto será dada por nosso ministro das relações exteriores aos reis de Espanha, de Nápoles, da Holanda e de Etrúria e aos nossos aliados.” (Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo de história contemporânea. SP. Ed. Hucitec/Edusp – 1997 – p. 49/50). O texto refere-se ao;
a) Pacto de Versalhes; b) Tratado de Methuen; c) Ato de Supremacia;
d) Acordo de Viena; e) Bloqueio Continental.

8 - (FUNREI - 00) “A nação não retornará jamais à escravidão, ela quer a hereditariedade [de Napoleão] como o melhor meio de cimentar a liberdade que ela conquistou. Ela não se arrepende da Revolução; ela detesta os seus crimes e quer conservar suas conquistas.” (Carta das autoridades civis do departamento de Bouches-du-Rhône em defesa da criação do Império – 7 de maio de 1804)
A carta acima descreve as expectativas de parte da sociedade francesa em relação ao Império de Napoleão Bonaparte. De que maneira o Império napoleônico se relaciona com a Revolução Francesa? O império napoleônico:
a) prosseguiu o período de terror do Comitê de Salvação Pública de Robespierre, condenando os crimes cometidos pelos dirigentes burgueses do Diretório;
b) defendeu os interesses da burguesia francesa, com o Código Civil e a criação de novas instituições administrativas, estabelecendo a ordem pela centralização do poder;
c) manteve intactas as instituições revolucionárias estabelecidas no período da Convenção, governando com a constante participação da Assembléia Popular;
d) representou a restauração da monarquia absoluta, com a reafirmação dos direitos senhoriais, tais como a devolução das terras confiscadas e a exploração servil.

9 - (PUC - 69) Correspondendo, basicamente, à expansão da Revolução Francesa, o período napoleônico assinala também:
a) o triunfo dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade;
b) a restauração monárquica em França;
c) a vitória dos princípios revolucionários em toda Europa, da Península Ibérica à Rússia;
d) a consolidação revolucionária através de instituições tipicamente burguesas;
e) o progresso da Democracia e da tolerância.

10 - (Mack - 80) O Bloqueio Continental, ao invés de contribuir para o fortalecimento da posição de Napoleão Bonaparte, colaborou para o seu declínio. Isto porque:
a) ao restaurar a união entre o Estado e a Igreja Católica, esta passou a ocupar uma posição nitidamente vantajosa que a capacitou a aumentar o seu poder nos anos seguintes;
b) Napoleão não conseguiu eliminar a Terceira Coligação composta pela Inglaterra, Áustria, Suécia e Rússia, apesar do acordo firmado com o Czar Alexandre I, com o objetivo de ajuda mútua entre a França e a Rússia;
c) patenteou-se a impossibilidade de forçar a exclusão dos produtos britânicos do continente, uma vez que a maioria dos países dominados pela França eram nações agrícolas que insistiam na troca de seus produtos pelas mercadorias manufaturadas inglesas;
d) apesar do Bloqueio Continental ser proposto como uma política de reconciliação, na realidade, visava garantir somente a segurança dos franceses, o que ocasionou a formação da revolta espanhola, devido aos problemas econômicos que se acumulavam neste país;
e) devido ao Bloqueio, a Prússia viu-se subtraída de metade de seu território e obrigada a pagar grandes indenizações, e isto levou-a a unir-se à Áustria e à Inglaterra na Guerra de Libertação.

11 - (UNI MG - 05) A criação da Santa Aliança (1815) pelo Congresso de Viena tinha como objetivos, EXCETO:
a) opor-se às conquistas liberais que se multiplicavam rapidamente pela Europa e pelas colônias ultramarinas.
b) intervir nos conflitos de caráter libertário nas colônias espanholas e portuguesas do Novo Mundo.
c) garantir a aceitação do princípio de legitimidade, isto é, a demarcação dos territórios como se apresentavam antes de 1789.
d) combater o predomínio dos partidos aristocráticos em benefício das camadas populares, tão prejudicadas
durante a expansão napoleônica.

12 - (MACK - 03) Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, que eles viam como o herdeiro da Revolução. A escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede de todos os Estados Europeus, foi simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não havia sido sacudida pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era símbolo da ordem tradicional, da Contra Reforma e do Antigo Regime. (René Rémond)
Dentre as decisões acordadas no Congresso de Viena em 1814-1815, podemos assinalar a:
a) criação de um organismo multinacional, denominado Santa Aliança.
b) convocação da Reunião dos Estados Gerais. c) criação do Comitê de Segurança Geral.
d) formação da II Coligação anti-francesa. e) restauração dos princípios revolucionários.

13 - (UGF - RJ - 02) O Congresso de Viena representou uma reação absoluta aos princípios iluministas/liberais, assumindo características antiliberais, buscando restaurar o Antigo Regime e assegurar o retorno às antigas fronteiras européias. Esse Congresso foi norteado pelos princípios:
a) do Imperialismo e do Ludismo. b) do Fisiocracismo e do Liberalismo Econômico.
c) da Legitimidade e do Equilíbrio Europeu. d) do Intervencionismo e do Bolivarismo.
e) do Monroísmo e do Nacionalismo.

14 - - (PUC - PC - 01) Em 1815 foi firmado um pacto entre os reis da Rússia, Áustria e Prússia dando origem à chamada Santa Aliança, que apresentava como objetivo:
a) estimular e patrocinar o processo de independência das antigas colônias ibéricas nas Américas.
b) reprimir os possíveis movimentos revolucionários e liberais que viessem a ocorrer na Europa;
c) manter a Inglaterra sob vigilância, impedindo que ela viesse a se tornar uma potência mundial.
d) criar um organismo supranacional capaz de arbitrar os impasses entre as nações com neutralidade.

15 - (FMU - SP) O principal objetivo do Congresso de Viena foi:
a) impedir a multiplicação das revoluções burguesas que estavam ocorrendo em todo o mundo ocidental;
b) confirmar o mapa político que havia se alterado devido às conquistas napoleônicas;
c) combater as pretensões coloniais dos países que se haviam unido através da formação da Santa Aliança;
d) estimular a propagação das novidades tecnológicas criadas pela Revolução Industrial;
e) apoiar os movimentos nacionalistas que estavam ocorrendo na Europa Oriental contra o imperialismo russo.

16 - (UNI - BH - MG – 00) Leia o texto abaixo com atenção, pois suas afirmativas podem ser corretas ou falsas:
“As negociações entre os monarcas, diplomatas e embaixadores que participaram do Congresso de Viena basearam-se em três princípios políticos: a) a restauração do absolutismo monárquico ou Antigo Regime; b) a ilegitimidade das antigas dinastias que haviam sido depostas durante as guerras napoleônicas; c) o equilíbrio europeu, que visava congelar a paz, na Europa pela manutenção de um equilíbrio de forças entre as grandes potências.
Pode-se afirmar que o texto está:
a) totalmente correto;
b) parcialmente correto, na medida em que o Congresso considerava as antigas dinastias como legítimas;
c) parcialmente correto, porque a teoria do equilíbrio europeu não visava preservar a paz na Europa;
d) totalmente errado.

17 - (UFMG ) A idéia do Congresso de Viena (1814/15) - o princípio da Legitimidade - estabelecia que:
a)as monarquias absolutistas seriam substituídas por governos liberais;
b) os princípios feudais da nobreza precisariam ser eliminados, segundo a filosofia da Revolução Francesa;
c) as nações orientariam sua política econômica de acordo, com os postulados do mercantilismo;
d) as dinastias reinantes antes da Revolução Francesa deveriam ser restauradas;
e) os princípios políticos das monarquias constitucionais basear-se-iam no liberalismo.

18 - (CESESP - PE) A Santa Aliança, que surgiu logo após a realização do Congresso de Viena, tinha como objetivo principal:
a) reprimir os movimentos liberais que viessem a surgir em qualquer parte da Europa;
b) propagar as idéias liberais da Revolução Francesa;
c) lutar pela implantação de monarquias constitucionais;
d) manter o mapa político europeu imposto por Napoleão Bonaparte;
e) combater os movimentos contrários à Igreja Católica e à religião em geral.

19 - (FIB - 79) A política da Santa Aliança, em relação às colônias na América, tinha por objetivo:
a) restaurar o antigo sistema colonial;
b) assegurar mercados para a produção industrial inglesa;
c) fazer prevalecer os princípios da Doutrina Monroe;
d) garantir o domínio espanhol na Bacia Platina, necessário ao escoamento das riquezas minerais do Potosi;
e) impedir a expansão dos governos republicanos.

20 - (PUCR - 94) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que representa corretamente esses princípios:
a) Liberalismo, democracia e industrialismo; b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal
c) Restauração. legitimidade e equilíbrio europeu d) Conservadorismo, tradicionalismo e republicanismo
e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo

21 - (EFOA - 03) Entre as últimas décadas do século XVIII e o início do século XIX, o mundo ocidental passou por uma grande crise. Os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos foram questionados, muitas vezes de forma violenta. Na América, surgiram movimentos coloniais contestando o domínio das metrópoles. A quantidade de revoltas foi tão grande que alguns historiadores chamaram aquele período de “a era das revoluções”. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que indica uma característica comum a tais movimentos.
a) difusão do socialismo e do comunismo;
b) o fortalecimento da democracia burguesa;
c) a ascensão dos regimes totalitários;
d) o surgimento de ditaduras militares;
e) a consolidação das monarquias absolutistas;

22 - (UNIFOA - RJ - 01) Os movimentos revolucionários europeus, a partir de 1830, seguiram um ideário baseado nos princípios:
a) do liberal nacionalismo; b) da social-democracia; c) do anarco-sindicalismo;
d) do nacional-socialismo; e) do marxismo-lenista.

23 - (CTSP - PMMG - 02) A Comuna de Paris, “primeiro governo socialista da história da humanidade”, não chegou a implantar o socialismo, mas tomou medidas revolucionárias, tais como:
a) aparelhou a polícia e o exército para defender o povo; criou o regime de padroado e colocou as fábricas sob a direção de Conselho de Trabalhadores;
b) criou destacamentos populares armados; criou o regime de padroado e colocou algumas fábricas sob a direção de Conselho de Trabalhadores;
c) criou destacamentos populares armados; separou a Igreja do Estado e colocou algumas fábricas sob a direção de Conselho de Trabalhadores;
d) aparelhou a polícia e o exército para defender o povo; separou a Igreja do Estado e colocou as fábricas sob a direção do Estado.

24 - (URC - RS) Com a derrota de Napoleão em 1815 e a realização do Congresso de Viena na mesma época, o liberalismo parecia ter fracassado. Não obstante, as sementes dessa ideologia começaram a frutificar aos poucos num grande números de países da Europa. O triunfo final do liberalismo acontecia ao mesmo tempo em que nascia uma ideologia antagônica, representada pelo socialismo, e despertava com força total no nacionalismo.
Esses fatos se deram em decorrência:
a) das revoluções de 1830; b) do Manifesto Comunista; c) da Comuna de Paris;
d) das revoluções de 1848; e) do Congresso de Viena.

25 - (FCMMG - 00) A reação antiliberal do Congresso de Viena foi complementada pela organização da Santa Aliança, instrumento político-militar e ideológico do Absolutismo. Naquele momento, parecia que as forças conservadoras e absolutistas haviam triunfado. No entanto, os movimentos revolucionários de 1830 e de 1848 revelaram que o “triunfo” era apenas aparente. Estes movimentos se inspiraram nas idéias:
a) socialistas e absolutistas; b) liberais e nacionalistas; c) absolutistas e nacionalistas;
d) anarquistas e monarquistas.
26 - (Unaerp - 99) Com relação às Revoluções Liberais de 1848:
a) tiveram um caráter elitista, unindo o ideal da grande burguesia liberal européia, à nata sindical e o interesse da nobreza que, decadente, tentou sobreviver aproximando-se do pensamento político democrático;
b) aproximaram e uniram exércitos europeus, os quais, num tipo de cruzada, contiveram o movimento revolucionário;
c) foram deflagradas com o intuito de conduzir o rei Luís Felipe, de Orleans, o “rei burguês, ao poder na França;
d) explicam-se pela onda liberal, nacionalista e o afã socialista;
e) foram vitais para a complementação da unificação de países, então emergentes, como a Alemanha, a França e a Bélgica;

27 - (UGF - 73) A Segunda República Francesa foi derrubada:
a) pelo golpe de estado de Napoleão Bonaparte, que estabeleceu o Consulado;
b) pela invasão da França pelas tropas nazistas;
c) pelo golpe de estado de Luís Napoleão, que estabeleceu o Segundo Império Francês;
d) pela ação de Victor Hugo e Lamartine, poetas e políticos liberais;

28 - (Fatec - 80) As tentativas de restaurar o regime absolutista na França foram realizadas por Carlos X. a revolução que o destronou repercutiu no Brasil através:
a) do movimento que culminou com a abdicação de D. Pedro I;
b)do Ato Institucional que transformou os Conselhos Gerais em Assembléias Provinciais;
c) do movimento que terminou por declarar a maioridade de D. Pedro II;
d) do movimento Farroupilha no Rio Grande do Sul;
e) do movimento revolucionário denominado Confederação do Equador.

29 - (Cesgranrio - 94) A história política da Europa, durante o século XIX, foi marcada por uma sucessão de “ondas” revolucionárias caracterizadas especificamente numa das opções abaixo. Assinale-a:
a) o Congresso de Viena representou a consolidação da obra revolucionária na implantação da sociedade burguesa;
b) os movimentos revolucionários de 1830 marcaram o processo de restauração, liderados pela aristocracia;
c) as “ondas” revolucionárias corresponderam ao avanço dos cercamentos dos campos - os “enclousures” - que liberaram a população camponesa para as cidades;
d) os movimentos de 1848 contaram com a participação das camadas populares e com a forte influência das idéias socialistas;
e) os movimento de 1870, na Itália e na Alemanha, deixaram a questão nacional em segundo plano, priorizando a conquista da ordem democrática.

30 - (Uni - Rio) Os movimentos revolucionários ocorridos na Europa, entre 1830 e 1848, ocasionaram mudanças no processo político, entre as quais NÃO se inclui o(a):
a) progressiva participação das camadas populares no processo político;
b) adaptação das estruturas políticas às transformações econômicas decorrentes da industrialização;
c) ampliação do poder político da aristocracia sintonizada com as idéias liberais;
d) surgimento de idéias políticas alternativas ao pensamento liberal e conservador, tais como o socialismo;
e) fortalecimento do Estado Burguês, que se empenhava na expansão dos interesses capitalistas.

GABARITO

01 – C 02 – C 03 – D 04 – A 05 – C 06 – B 07 – E 08 – B 09 – D 10 – C
11 – D 12 – A 13 – C 14 – B 15 – A 16 – B 17 – D 18 – A 19 – A 20 – C
21 – B 22 – A 23 – D 24 – D 25 – B 26 – D 27 – C 28 – A 29 – D 30 – C

Nenhum comentário: