segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SIMULADO ´8

1 - (UEM - 05) "Durante a primeira metade do século XIX, a classe burguesa desenvolveu, especialmente na Inglaterra, a chamada Economia Política Clássica. Essa escola, baseada nas idéias do Liberalismo Econômico, teve como ponto de partida a obra de Adam Smith. Em seus estudos, os economistas burgueses explicaram e muitas vezes justificaram o funcionamento do sistema capitalista, que experimentava espetacular desenvolvimento na Europa ocidental e nos Estados Unidos. Mas, na mesma época, com o aparecimento do proletariado e dos problemas sociais gerados pelo capitalismo industrial, desenvolveram-se também as escolas do Socialismo Utópico e do Socialismo Científico, que realizaram a crítica à ordem capitalista e à Economia Política Clássica." (CAMPOS, Raymundo Carlos Bandeira. Estudo de História: moderna e contemporânea. São Paulo: Atual, 1988, p.182).
A respeito das questões mencionadas na citação acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os chamados socialistas utópicos se caracterizavam por defenderem reformas na sociedade que mais se assemelhavam a sonhos. Suas propostas eram idealistas e não levavam em conta as resistências da sociedade capitalista às mudanças, contando principalmente com a boa vontade dos indivíduos.
02) O Movimento Cartista, que surgiu na Inglaterra nos fins da década de 1830, é resultado dos esforços da burguesia para evitar que o movimento operário descambasse para a barbárie e ameaçasse a existência da propriedade privada.
04) O Socialismo Científico caracteriza-se por uma teoria que acreditava na racionalidade científica da burguesia para a realização da socialização pacífica dos meios de produção.
08) Os fundadores do chamado Socialismo Científico foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, que publicaram, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista, criticando os socialistas utópicos e a Economia Política Clássica.
16) A chamada Economia Política Clássica tem em Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações (1776), e em David Ricardo, autor de Princípios de Economia Política (1817), dois de seus principais teóricos. Ambos defendiam a liberdade de comércio como sendo a forma mais adequada de promover o desenvolvimento da riqueza.
A soma das afirmativs corretas é:
a) 03;
b) 07;
c) 25;
d) 22;
e) 14.

2 – (UFLA - MG - 04) Enumere a 2ª coluna (pensadores) de acordo com a 1ª (doutrinas) e, a seguir, indique a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
1 - Liberalismo econômico ( ) Mikhail Bakunin
2 - Socialismo ( ) Adam Smith
3 - Anarquismo ( ) Friedrich Engels
4 - Fisiocracia ( ) François Quesnay
a) 1 - 2 - 3 - 4 b) 1 - 3 - 2 - 4 c) 3 - 2 - 1 - 4
d) 3 - 1 - 2 - 4 e) 2 - 3 - 1 - 4

3 - (UFMG - 06) Em 1891, o Papa Leão XIII editou um documento . a encíclica Rerum Novarum . que deixou marcas profundas na Igreja Católica. A importância desse documento transcende os muros da Igreja, haja vista que ele redefiniu o pensamento católico e o modo como essa Instituição se relacionava com as sociedades em que atuava.
Considerando-se a influência da Rerum Novarum, é CORRETO afirmar que essa encíclica
a) significou uma condenação vigorosa da guerra e do colonialismo, pela manifestação do pacifismo e do humanismo inerentes aos valores cristãos.
b) deu origem ao pensamento social católico, a partir do impacto da expansão do capitalismo e do crescimento do ideário socialista.
c) transformou a Igreja em aliada do movimento fascista, abrindo caminho para a Concordata entre o Papa e o Estado italiano.
d) representou uma tomada de posição do Vaticano contra a religião muçulmana, que crescia em ritmo acelerado e ameaçava a posição hegemônica do catolicismo.

4 - (Cesgranrio - 76) Na Carta Rerum Novarum, Leão XIII definiu a posição da Igreja com relação aos problemas do Liberalismo e do Socialismo e conclamou todos a se unirem para realizar uma ordem social justa, propondo reformas que:
a) fizessem vigorar o Liberalismo Econômico, socializando-se porém os bens móveis e o crédito;
b) abolissem a propriedade particular e construíssem uma nova sociedade sem desigualdade de riqueza;
c) promovessem uma nova distribuição da propriedade, de forma a por fim às desigualdades sociais;
d) freassem o desenvolvimento industrial, ao qual atribuíam a responsabilidade pelas marcadas desigualdades sociais existentes;
e) garantissem a preservação da propriedade e possibilitassem a convivência harmoniosa entre as classes sociais.

5 - (PUC - SP - 98) Segundo o historiador Eric Hobsbawn, para o liberalismo clássico o homem era um animal social apenas na medida em que coexistia em grande número. Por isso, considera que o símbolo literário do “homem” dessa corrente de pensamento foi Robinson Crusóe, que conseguiu, após um naufrágio, viver quase três décadas numa ilha deserta, criando, sozinho, as condições de sua sobrevivência.
Em consonância com esse perfil, o pensamento liberal pressupõe:
a) a crença no progresso, que deveria assegurar, através da intervenção governamental na atividade econômica, a felicidade e o conforto ao maior número de possível de pessoas.
b) a crença no racionalismo, na livre iniciativa e no progresso, daí decorrendo a necessidade de manter a menor interferência governamental possível na atividade econômica;
c) a crença de que o bem estar social seria assegurado pelo respeito aos costumes tradicionalmente aceitos e estabelecidos;
d) a idéia de que a sociedade seria formada por uma teia de relações, tornando necessário ao homem agir em função dos seus semelhantes;
e) a idéia de que só um governo centralizado e forte poderia assegurar a liberdade econômica e a obtenção dos objetivos individuais.

6 - (PUC - MG) É característica do Estado Liberal, EXCETO:
a) intervenção na economia privada; b) manutenção da ordem; c) exercício da justiça pelo executivo;
d) intensificação das relações exteriores; e) preocupação com a defesa nacional.

7 - (Fuvest) A diferença fundamental entre o mercantilismo e o liberalismo econômico é:
a) a ênfase na produção de subsistência no primeiro e a exploração da matérias-primas no segundo;
b) a regulamentação e proteção estatal da economia no primeiro e a defesa da liberdade total da iniciativa privada no segundo;
c) o uso obrigatório do trabalho escravo no primeiro em oposição ao trabalho livre característico do segundo;
d) o mercado aberto a toda concorrência no primeiro e a restrição à entrada de produtos estrangeiros no segundo;
e) a defesa de uma economia baseada exclusivamente na lei da oferta e da procura no primeiro e apenas a acumulação de ouro e prata no segundo.

8 - (UFMG - 90) Todas as alternativas apresentam idéias básicas do Socialismo Científico, EXCETO:
a) a classe operária é a força revolucionária que deve tomar o poder político;
b) a ditadura do proletariado é a fase de transição para se alcançar o comunismo;
c) a evolução histórica é determinada pelo avanço da luta de classes;
d) a sociedade de cada época é determinada pelas condições econômicas;
e) o homem é solidário com seus semelhantes, abrindo mão de quaisquer privilégios.

9 – (FINP - 96) Responda a questão de acordo com o código abaixo.
a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas;
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem erradas.
Sobre as teorias de Karl Marx que influenciaram o movimento operário europeu no final do século XIX, pode-se afirmar que:
I - A exploração do capitalismo sobre o trabalho é oculta por causa da mais valia.
II - Os patrões não são, em geral, exploradores de mão-de-obra e, sim, são levados a pagar baixos salários por causa das regras do capital.
III - Antes do capitalismo, o trabalhador era explorado pelo senhor dono da terra, trabalhando especificamente para ele alguns dias da semana.

10 - A diferença entre o socialismo utópico e o científico é que:
a) o primeiro tinha uma preocupação estritamente científica enquanto o segundo caracterizava-se pelo seu caráter meramente especulativo;
b) não havia diferenças entre eles. O que havia eram simples divergências pessoais entre os autores;
c) os socialistas utópicos formulavam o projeto ideal de uma sociedade futura, enquanto os socialistas científicos, ao analisar as causas da formação da sociedade capitalista e as contradições destas, formularam a possibilidade de sua destruição;
d) tanto socialistas utópicos como científicos denunciavam os males do capitalismo; no entanto, persistia uma diferença que se prendia ao fato de que os socialistas utópicos nunca pensaram em sociedade futuras.

11 - (FGV - 73) O movimento de Owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século XIX, caracterizou-se por:
a) pretender a conquista do poder imediatamente e através da luta armada;
b) pretender destruir o sistema capitalista, através de sua paralisação por uma greve universal e de duração indeterminada;
c) pretender a criação de comunidades-modelo, a base da cooperação nas quais não haveria a instituição do lucro;
d) pretender chegar ao socialismo, através de barganhas entre a cúpula sindical e os representantes dos patrões, unicamente;
e) sustentar que havia o capitalismo em virtude de os homens terem sido condenados à miséria terrena, sendo o mundo celestial socialista, daí a abdicação de qualquer movimento de rebelião ou greve.

12 - (UFMG - 93) Um princípio básico do socialismo utópico é:
a) a crença em um sistema filosófico-religioso baseado na razão, que rejeita a idéia da revelação divina e de qualquer autoridade da Igreja;
b) a formação de comunidades auto-suficientes, em que os homens, através da livre cooperação teriam suas necessidades satisfeitas;
c) a integração do processo produtivo fabril ao desenvolvimento científico, na medida em que esse possibilitava maior rendimento e produtividade;
d) a plena liberdade econômica, através da instituição do mercado e a garantia da propriedade privada;
e) a supremacia da natureza entendida como a produtividade exclusiva da terra relegando a um segundo plano a manufatura e o trabalho de processamento.

13 - (FCL - SP - 02) "O governo e, consequentemente, o Estado representam a origem dos males da sociedade Afirmando serem o industrialismo e o capitalismo produtos do Estado, pregavam a eliminação do Estado e da propriedade privada. Defenderam a formação de um conjunto de pequenas comunidades cooperativas sem visar o lucro". (História das sociedades modernas às sociedades atuais. SP: Record. p. 340.)O texto sintetiza idéias filiadas ao
a) socialismo científico. b) positivismo. c) anarquismo. d) evolucionismo. e) fascismo.

14 - (Mack - 04) Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marca de autoridade;.... (Enrico Malatesta)
A respeito da doutrina professada por Enrico Malatesta, é correto afirmar que:
a) ambicionava construir uma ciência da natureza humana, não estabelecia distinção entre ciência física e ciência social e identificava a teoria moral, religiosa e política existente como o principal obstáculo à realização das leis da harmonia.
b) afirmava que, após a revolução, os trabalhadores estabeleceriam a ditadura do proletariado e, mais tarde, com o crescimento da produção e da riqueza, o próprio Socialismo daria lugar ao Comunismo, sociedade na qual não existiriam as classes sociais e o Estado.
c) considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.
d) acreditava que o Estado, a Igreja e a burguesia financeira e industrial seriam extintas lentamente, sem a necessidade de lutas sociais, ao longo do processo histórico de desenvolvimento do Socialismo e de sua transição para a sociedade anarquista.
e) preconiza uma sociedade na qual não haveria luta de classes, porque os ricos não seriam tão ricos e os pobres não seriam tão pobres. O capital e o trabalho deveriam viver em colaboração um com o outro, obedecendo aos princípios da caridade cristã.
15 - (Mack - 01) Em 1864, em Londres, foi fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores. Seus primeiros encontros foram marcados pelos conflitos teóricos entre Karl Marx e Mikhail Bakunin. Em 1872, num congresso em Haia, Bakunin e seus seguidores foram expulsos da Internacional. Sobre as Internacionais é correto afirmar que:
a) a I Internacional foi a matriz do movimento operário, com as teses de Karl Marx ainda misturadas a ideologias anarquistas.
b) a IV Internacional, fundada na América Latina, foi criada para promover as articulações internacionais do proletariado e defender a social-democracia.
c) a II Internacional definiu-se como anarquista e pregou a defesa da violência como única forma de alcançar uma sociedade sem Estado e sem desigualdades.
d) a III Internacional favoreceu os anarquistas, que se contrapunham à criação de um Estado socialista e à ditadura do proletariado de Karl Marx.
e) as Internacionais foram formadas por operários que, através de discussões políticas, chegaram a formular um conceito unitário de socialismo democrático.

16 - (CEFET PR - 01) Adam Smith (1723-1790) surgiu entre os economistas do Iluminismo, preocupando-se em sistematizar a análise econômica, com a demonstração e a elaboração de leis, fundando, assim, a economia moderna, a economia como ciência. Suas propostas, nas quais considerava o trabalho e não a terra como fonte de toda riqueza, ficaram conhecidas como:
a) mercantilismo. b) fisiocracia. c) absolutismo econômico.
d) socialismo econômico. e) liberalismo econômico.

17 - (UDESC) Entre os argumentos que justificam a defesa das doutrinas liberais surgidas no final do século XVIII e início do século XIX, encontramos:
I - Crença nas leis naturais da economia.
II - Publicação e divulgação de idéias como as de Adam Smith.
III - Críticas dos socialistas ao progresso industrial.
IV - desejo de atingir o comunismo pela superação das classes sociais.
Assinale:
a) se as afirmativas I e II estiverem corretas;
b) se as afirmativas II e III estiverem corretas;
c) se as afirmativas III e IV estiverem corretas;
d) se as afirmativas II e IV estiverem corretas;
e) se as afirmativas I e III estiverem corretas.

18 - (PAS - UFLA - 00) Alguns movimentos ideológicos marcaram o século XIX e o início do século XX. Sobre eles, relacione as colunas e identifique a alternativa que apresenta a seqüência correta.
1 - Liberalismo ( ) Defende uma sociedade sem classes, na qual os proletários tomarão o poder em substituição
2 - Socialismo ao capitalismo, razão as exploração e das diferenças sociais.
3 - Anarquismo ( ) Defende uma sociedade sem a existência de propriedade privada, Estado, partidos políticos,
religião oficial e diferenças sociais.
( ) Defende uma sociedade em que o Estado não deve limitar ou determinar as ações pessoais, empresariais, comerciais e industriais.
a) 1 - 2 - 3; b) 2 - 1 - 3; c) 2 - 3 - 1; d) 1 - 3 - 2; e) 3 - 2 - 1.

19 - (UFMG) No período compreendido entre o Congresso de Viena e a Primeira Guerra Mundial, a Europa experimentou relativa estabilidade. As únicas guerras que ocorreram nesse continente estavam ligadas aos processos de unificação italiana e alemã. Assinale a alternativa que melhor identifica o nacionalismo que inspirou esses conflitos.
a) a idéia de expansão das nações européias como meio de tornar os países sul-americanos e africanos mais modernos;
b) a idéia de que cada nação deveria ser um Estado independente e de que a nacionalidade estava associada à identidade de língua, religião, etnia e cultura;
c) o estabelecimento de novas nações que tinham como princípio definidor dos seus limites as atividades agromercantis por elas desenvolvidas;
d) o princípio de que nações deviam ser criadas a partir da identidade racial sendo, assim, preservadas as raízes culturais comuns entre os súditos.

20 - (UGF - RJ) A difusão e o fortalecimento da Revolução Industrial na Europa, ao longo do século XIX, acarretou o surgimento de diversas doutrinas sociais que criticavam as conseqüências sociais da consolidação do capitalismo na Europa. Dentre essas doutrinas, destacamos a Doutrina Social elaborada pela Igreja Católica, definida pela Encíclica Rerum Novarum (1891), que propunha o(a):
a) valor da religião como instrumento de reforma, justiça social e de defesa da dignidade da classe trabalhadora;
b) fim do Estado como necessário ao avanço do bem-estar e da extinção das desigualdades sociais;
c) condenação da existência da propriedade privada, por estar na origem da miséria econômica das classes trabalhadoras;
d) defesa da luta de classes como forma de se extinguir a exploração do homem pelo homem;
e) validade das revoluções sociais para a libertação política e econômica das nações oprimidas por governos despóticos.

21 - (EFOA - 00) A data de 1º de maio tornou-se mundialmente consagrada ao Dia Internacional da Solidariedade aos Trabalhadores, ou “Dia do Trabalho”, devido a qual fato histórico?
a) rebelião dos escravos no Haiti em 1791;
b) publicação do “Manifesto Comunista” por Marx e Engels em 1848, na Alemanha;
c) tragédia de Chicago (EUA), em 1866, quando uma geral pela fornada de 8 horas foi violentamente reprimida;
d) eclosão da “Comuna de Paris”, em 1871;
e) implantação da “Ditadura do Proletariado” na URSS, em 1917.

22 - (PUC) Nas divergências entre anarquistas e socialistas sobre o movimento operário europeu, na passagem do século XIX ao século XX, destaca-se:
a) a proposta dos anarquistas de privilegiar a organização sindical como forma de luta;
b) a idéia dos socialistas de que a greve geral seria o fim último dos trabalhadores;
c) a tentativa dos anarquistas de tomar o Estado pelo sistema corporativista;
d) a crença dos socialistas na via parlamentar como forma exclusiva de se chegar ao poder;
e) a posição dos anarquistas contrária à organização dos trabalhadores em partido político.

23 - (UFU – 03) Os Estados Unidos tornaram-se uma nação economicamente poderosa na segunda metade do século XIX, desenvolvendo um forte mercado interno e uma política externa imperialista em relação ao continente americano.
Assinale a alternativa que retrata corretamente este contexto.:
A) A Doutrina Monroe, sintetizada na afirmação “ A América para os americanos” e criada pelo grupo político Democrata, procurava defender os princípios de igualdade de direito à propriedade e à liberdade da Constituição, resguardando a soberania do indivíduo perante o Estado.
B) A situação dos índios e afro-americanos, neste contexto, foi sanada, respectivamente, pela criação de reservas mantidas pelo Estado e pela abolição da escravidão logo após a vitória do Norte na Guerra de Secessão, incorporando-os ao mercado de trabalho e de consumo.
C) A expansão territorial em direção ao Oeste permitiu a anexação de enormes faixas de terras, interiorizando a ocupação. O Homestead Act incentivou essa marcha, com a distribuição gratuita de terras aos estrangeiros, além da grande atração motivada pela corrida do ouro na Califórnia.
D) A política externa norte-americana no século XIX foi sustentada pelo Destino Manifesto, responsável pelo desenvolvimento de áreas atrasadas no continente, tais como: o México, Cuba, Nicarágua e a região do Canal do Panamá, incorporando-as ao mercado internacional, possibilitando a supremacia dos Estados Unidos como potência mundial.

24 - (FUNREI - 05) “A Guerra Civil foi uma ‘guerra total’ porque o Norte só poderia conseguir atingir seus fins de restaurar a União se derrotasse o Sul por completo [...]. Uma guerra total é o teste entre sociedades, economias e sistemas políticos...” (Robert A. Divine e outros. América: passado e presente)
A Guerra de Secessão estadunidense, ocorrida entre 1860 e 1865, se deu entre
a) os colonos americanos e os ingleses.
b) o Sul capitalista e o Norte escravista.
c) o Norte capitalista e o Sul escravista.
d) os mexicanos e os norte-americanos.

25 - (UEM - 04) 20 – Sobre a história dos Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Em 1823, foi divulgada a Doutrina Monroe, que estabelecia o direito dos Estados Unidos de intervirem nos assuntos internos dos outros países. A sedimentação dessa forma de pensamento deu o substrato ideológico que legitimou a invasão norte-americana ao Iraque .
02) A partir do início do século XIX, os Estados Unidos iniciaram a Marcha para o Oeste, comprando ou anexando territórios e ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do Pacífico, dando dimensões continentais ao novo país.
04) A expansão territorial norte-americana levou a um enfrentamento com as tribos indígenas, que resultou na derrota das populações nativas e na ocupação das terras indígenas pelos colonos.
08) A Guerra de Secessão, conhecida como a Guerra Civil norte-americana, foi motivada exclusivamente pela questão da liberdade dos escravos. Enquanto o Norte, agrícola, era favorável ao fim da escravidão, o Sul, mais industrializado, lutava pela manutenção dessa relação de trabalho.
16) Uma significativa parte do atual território dos EUA foi conquistada como decorrência da Guerra contra o México. Pelo tratado firmado em 1848, foram anexados aos EUA Texas, Califórnia, Novo México, Utah, Nevada e Arizona.
A soma das afirmativas correta é:
a) 03; b) 13; c) 07; d) 22 e) 15

26 - (UFU - 03) Os Estados Unidos tornaram-se uma nação economicamente poderosa na segunda metade do século XIX, desenvolvendo um forte mercado interno e uma política externa imperialista em relação ao continente americano.
Assinale a alternativa que retrata corretamente este contexto.
a) A Doutrina Monroe, sintetizada na afirmação “ A América para os americanos” e criada pelo grupo político Democrata, procurava defender os princípios de igualdade de direito à propriedade e à liberdade da Constituição, resguardando a soberania do indivíduo perante o Estado.
b) A situação dos índios e afro-americanos, neste contexto, foi sanada, respectivamente, pela criação de reservas mantidas pelo Estado e pela abolição da escravidão logo após a vitória do Norte na Guerra de Secessão, incorporando-os ao mercado de trabalho e de consumo.
c) A expansão territorial em direção ao Oeste permitiu a anexação de enormes faixas de terras, interiorizando a ocupação. O Homestead Act incentivou essa marcha, com a distribuição gratuita de terras aos estrangeiros, além da grande atração motivada pela corrida do ouro na Califórnia.
d) A política externa norte-americana no século XIX foi sustentada pelo Destino Manifesto, responsável pelo desenvolvimento de áreas atrasadas no continente, tais como: o México, Cuba, Nicarágua e a região do Canal do Panamá, incorporando-as ao mercado internacional, possibilitando a supremacia dos Estados Unidos como potência mundial.

27 - (MACK - 03) A saga de pioneiros e desbravadores (e também bandidos, exterminadores de índios, grileiros e pistoleiros) foi retratada em uma série de filmes do gênero western, mais conhecidos no Brasil como faroeste ou bangue-bangue. Ao contar a Marcha para o Oeste, esses filmes mostraram também a formação de uma mentalidade tipicamente americana.
Uma série de fatores, como a escassez de terras na faixa atlântica, a necessidade dos estados do Norte, em fase de industrialização, de conseguir matérias-primas e a construção de ferrovias, motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste que foi:
a) a corrida do ouro na Califórnia e a ocupação da Flórida recém adquirida da Espanha.
b) a ocupação de todos os territórios onde os americanos nativos eram hostis ao homem branco.
c) a colonização de terras do lado ocidental dos Apalaches e da margem leste do rio Mississipi, por imigrantes dispostos a desbravar o interior do continente, acelerando a ocupação rumo ao Pacífico.
d) A ocupação de áreas além do rio São Lourenço, para efetivar a posse da Louisiana.
e) a anexação dos estados do Texas, Utah, Arizona e Novo México, conquistados junto ao México em 1848, depois de uma guerra.

28 - (Unifenas - 04) Em 1854, o governo dos Estados Unidos quis comprar as terras do chefe indígena Seatle. Leia este trecho de sua resposta transmitida ao presidente por carta.
“(. . .) Cada pedaço desta terra é sagrada para nós. (. . . ) Somos parte da terra e ela é parte de nós. as flores perfumadas são nossas irmãs. (. . .) A água brilhante que se escoa nos ribeiros e nos rios não é apenas água, mas o sangue dos nossos ancestrais.” (Fonte: 100 Discursos Históricos - Carlos figueiredo - Ed. Leitura - 2002)
A justificativa ideológica utilizada pelos norte-americanos para conquistar as terras do oeste era a do povo escolhido por Deus para essa “missão”. Assinale a alternativa que a representa:
a) Destino Manifesto; b) Doutrina Monroe; c) Doutrina Truman; d) Direito Divino; e) Teoria da Predestinação.

29 - (EFOA - 03) “Os Estados Confederados podem adquirir novos território. (. . .) Em todos esses territórios, a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes dos vários Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para esse território quaisquer escravos legalmente possuídos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dos Estados Confederados (. . .)”. (Constituição dos Estados Confederados da América, Art. IV, seção 3 - 1861)
O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado:
a) da ação imperialista americana que, a partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na América Latina;
b) da Grande Depressão, intensificando a pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas;
c) da oposição dos interesses dos Estados do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para o Oeste;
d) da luta pelos direitos civis, particularmente dos negros, forçando uma reinterpretação da Constituição Americana;
e) da luta entre os colonos e a Metrópole inglesa, o que redundava na independência dos Estados Unidos.

30 - (USS - 01) A Marcha para Oeste é um dos fenômenos mais conhecidos da História dos Estados Unidos. Ela povoou o Oeste e o Meio-Oeste americanos, gerou um contingente de produtores agrícolas e pecuários cujos interesses os ligaram mais à economia do Norte com os seus canais e ferrovias do que à idéia de ocupar o interior com fazendas escravistas.
Assinale a alternativa que menciona corretamente dois fatores da Marcha para Oeste.
a) A compra da Louisiana, em 1803, e a Declaração da Independência, em 1776.
b) A guerra contra o México, entre 1846 e 1848, e a compra da Flórida, em 1819.
c) A corrida do ouro para a Califórnia (1840 -1849) e a Doutrina Monroe (1823).
d) O Homestead Act (1862) e o protetorado sobre Cuba (1891). e) As ferrovias transcontinentais e a teoria do Destino Manifesto.

1 - C 2 - D 3 - B 4 - E 5 - B 6 - A 7 - B 8 - E 9 - C 10 - C
11 - C 12 - B 13 - C 14 - C 15 - A 16 - E 17 - A 18 - C 19 - B 20 - A
21 - C 22 = E 23 - C 24 - C 25 - D 26 - C 27 - C 28 - A 29 - C 30 - E

Nenhum comentário: